A saúde em nossa querida Tupã está cada vez mais deplorável. Em que condições acreditamos que se encontra um médico que não consegue cuidar da própria saúde?
Um dia desses, um médico cardiologista conhecido por todos nós, pelo seu bom trabalho, acabara de entrar em e já passava das 20h e 30min, para tentar cuidar de si, depois de um dia cansativo em seu consultório, acredito que até sem horário de almoço, quando seu celular toca, e antes mesmo de atendê-lo já imaginava o que poderia ser, pois a bina registrava o número do nosso querido hospital: Santa Casa, aquele mesmo que está sobrecarregado devido ao não funcionamento do pronto socorro do hospital São Francisco.
Sua ética não permite ignorar a ligação, e mesmo imaginando que o motivo da ligação o impediria de praticar o mínimo de atividade física recomendado por ele mesmo a seus pacientes, atende o celular e tem que deixar a academia “correndo” já que um paciente internado estava passando mal. E então eu pergunto: o que ocorreu com o medico plantonista daquela noite? Ele também estaria sobrecarregado de afazeres? Sobrecarregado de pacientes? Onde estariam os outros médicos da cidade?
Nós, leigos, temos a cultura de acreditar que médicos ganham salários exorbitantes, porem nunca lembramos que são seres humanos como todos nós, e também tem o direito de se divertirem, cuidar da própria da saúde e não imaginamos o quanto tais profissionais tem que trabalhar para ganhar o que ganham.
Conhecendo médicos fora de seus consultórios, como conheci, pude perceber o quanto são cobrados. Fazem plantão a noite toda (12h) quando saem, mal se alimentam, não tem tempo para família, mal vêem seus filhos crescerem e já estão atendendo em seus consultórios, muitas vezes esquecem até de comer, consultam por mais de 12h, e quando tem um “tempinho” pra si, o hospital liga e devem sair correndo, pois quando demoram mais do que 15min, nós reclamamos e achamos que são muito folgados.
Hospital deixando de atender pelo SUS, fechamento de Pronto Socorro, obra do UPA paralisada, mesmo depois de todo repasse de verba já ter sido realizado. Não consigo imaginar onde a saúde de nossa cidade vai parar. Pois como sempre acontece, pessoas influentes e governantes não utilizam o serviço público, não sentem na pele o que acontece com a população que os colocou onde estão. E o pior, daqui dois anos, quando obras que hoje se encontram paralisadas na cidade forem inauguradas com shows caríssimos, nós esqueceremos o que está acontecendo hoje, e o que sempre acontece, vamos manter quem está no poder e os mesmos descasos com a população continuarão a acontecer...pois nós temos memória muito curta!
Texto enviado por um(a) leitor(a) do Blog!
Participe também pelo e-mail: diretodatribo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário