quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Despacho proferido em ação por Improbidade Administrativa

Processos - 1ª Instância - Comarcas do Interior e Litoral - Cível



30/12/2010 10:53:38
Fórum de Tupã - Processo nº: 637.01.2010.011117-9
parte(s) do processo local físico andamentos
Processo CÍVEL
Comarca/Fórum Fórum de Tupã
Processo Nº 637.01.2010.011117-9


Cartório/Vara 2ª. Vara Cível
Competência Cível
Nº de Ordem/Controle 1672/2010
Grupo Cível
Ação Ação Civil Pública
Tipo de Distribuição Livre


Distribuído em 17/12/2010 às 16h 32m 36s
Moeda Real
Valor da Causa 551.700,00
Qtde. Autor(s) 1
Qtde. Réu(s) 4



PARTE(S) DO PROCESSO [Topo]

Requerido ADVOCACIA OLIVEIRA E MATIAS
Requerido MATHEUS RICARDO JACON MATIAS
Requerente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Requerido PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA
Requerido WALDEMIR GONÇALVES LOPES


LOCAL FÍSICO [Topo]

27/12/2010 Distribuição de Mandados



ANDAMENTO(S) DO PROCESSO [Topo]
(Existem 6 andamentos cadastrados .)
27/12/2010 Aguardando Devolução da Precatória e mandado de citação
21/12/2010 Despacho Proferido
Processo: 637.01.2010.011117-9/00- Nº de Ordem: 2010/1672-2ª. Vara Cível. Vistos, etc. O Ministério Público do Estado de São Paulo ingressou em juízo com ação civil pública pela prática de ato de improbidade administrativa em face Waldemir Gonçalves Lopes, Advocacia Oliveira e Matias, Paulo Sérgio de Oliveira e Matheus Ricardo Jacon Matias. Alega, em resumo: o primeiro réu é Prefeito Municipal de Tupã; os demais são escritório de advocacia e profissionais que o compõem; apesar de haver procuradores jurídicos, por diversas vezes o primeiro réu autorizou a Prefeitura Municipal a contratar sem licitação e também por licitação da espécie convite por menor preço os serviços dos demais réus; promoveu, também, aditamentos de prorrogação dos contratos; os serviços contratados não são de notória especialização técnica; os contratos ferem as normas constitucionais e infraconstitucionais que regem a matéria, notadamente os da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; pretende a nulidade dos contratos e as conseqüências legais, inclusive restituição dos respectivos valores ao erário. O autor Ministério Público do Estado de São Paulo requer concessão de liminar tendo por objeto obrigação de não fazer (fls.45/47). E lhe assiste razão. Com efeito, não se tratando de serviços de notória especialização técnica, havendo antigos e novos procuradores jurídicos no Município, não havia justificativa plausível para a contratação realizada, pelo que presente se encontra o fumus boni juris. A irreparabilidade do dano, se persistirem as renovações do contrato, é evidente. Assim sendo, atendidos que estão os requisitos legais, defiro a almejada liminar para, em obrigação de não fazer, proibir novos termos de aditamento e contrato com objeto inerente ao exercício de atribuições dos Procuradores do Município, sob pena de pagamento da multa-diária de cem salários mínimos. Sejam os requeridos notificados da concessão da liminar e a oferecerem manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, na forma do § 7º, do artigo 17 da Lei nº 8.429/92. Int. Tupã, 21 de dezembro de 2010. Reynaldo Mapelli-Juiz de Direito
20/12/2010 Conclusos para Despacho em
20/12/2010 Recebimento de Carga sob nº 5588985
17/12/2010 Carga à Vara Interna sob nº 5588985
17/12/2010 Processo Distribuído por Sorteio p/ 2ª. Vara Cível


SÚMULA(S) DA(S) SENTENÇA(S) DO PROCESSO
(Nenhuma Súmula cadastrada.)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Parque do Atleta e Parque Linear

Depois de alguns, digo vários, adiamentos, está marcada para hoje a inauguração do Parque do Atleta e Parque Linear, localizadas na zona leste da cidade de Tupã.

Desde segunda-feira, dia 20 de dezembro, uma grande quantidade de funcionários da prefeitura foi designada para terminar a obra, pois um novo atraso, mancharia o executivo municipal. Antes mesmo das 07:00h, nestes últimos dias, funcionários foram vistos trabalhando "a todo vapor".

Funcionários estes que não receberam o tão esperado bônus de final de ano, mas estão lá, "tomando este sol" ardido, nestes tempos de "La Niña".

Neste momento, praticamente 15:00h, ainda falta finalizar algumas coisas no tal parque e entorno. Será que dará tempo? O "trator" deseja que sim...

Esperamos que tais parques não fiquem "às moscas", como podemos verificar em relação a praça próxima do Fórum, conhecida como "fim da linha".

Estamos de olho.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eleição na Câmara Municipal 3! In loco!

Conforme data e horário, me dirigi à Câmara Municipal.

Já certo que não existiria uma grande surpresa, cheguei às 20h na Câmara. Início da sessão e logo suspensa por 1h. Bem, o que fazer nesta hora? Fui observar o ambiente...
Eu só ali, observando a movimentação dos vereadores, dos assessores, ouvindo burburinhos na sala de espera... e por aí vai... longos 60 minutos!

Como já dito sobre a não existência de uma surpresa na eleição, fiquei sabendo que durante todo o dia, se viu vários vereadores visitando o gabinete do prefeito. Logo, óbvio, como afirmado pelo vereador Ribeirão em sua fala de despedida da presidência, o executivo entrou na briga para escolher o "melhor" vereador para comandar a Câmara no próximo Biênio.

Todos já inquietos, vem a notícia e logo confirmada pelo vereador Ribeirão: mais 15min de "discussão". Após este pequeno período de espera, vem a eleição... O resultado todos já sabem...

Contudo, eu não estava atento ao pronunciamento do nobres vereadores e em quem eles votavam, e sim, na reação das pessoas com os votos sendo anunciados. Pelo que percebi, a maioria desaprovou. A ala do vereador Lucas Machado, membros do sindicato dos servidores públicos municipais e pessoas que não consegui identificar...

Especula-se nas melhores esquinas e jornais da cidade que o atual prefeito gostaria de ter como presidente a vereadora Dr. Lucília ou, talvez, Lucas Machado (conforme antecipado por este blog). Porém, a "oposição" (que de oposição mesmo possui apenas o vereador Manzano) fez pressão e em comum acordo, elegeu o vereador Luís Carlos Sanches. Acordo que Manzano não ratificou, pois ele votou nele mesmo...

Infelizmente política é isso... Lei da barganha, do acordo, da compensação e tantos outros sinônimos... se existiu aqui não sabemos, mas que existe, ah isso existe...

Uma coisa é certa, não importava quem seria eleito, pois...

Estamos de olho!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nova mesa diretora da Câmara Municipal.

Contrariando as expectativas, a presidência ficou com o vereador Luis Carlos Sanches, 1º secretário Ribeirão e 2ª secretária Telma Tulin.

Eleição na Câmara Municipal 2!

A votação foi adiada para a noite de hoje às 20h na câmara Municipal.

Eleição na Câmara Municipal.

Acontecerá logo mais, às 10h da manhã a eleição para Presidente da Câmara Municipal. Ao que tudo indica, pelo lado da situação, a disputa pelo cargo está entre o vereador Lucas Machado e a vereadora Dra. Lucília.

Local: Câmara Municipal
Data: 14/12/2010
Horário: 10h

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fotos macro-drenagem por água abaixo...




Seguem as fotos da área em que a tubulação recém instalada foi levada pela força da água. Note que o dinheiro público foi enterrado ai!




O buraco foi preenchido com terra sem a substituição da galeria.

L'État c'est moi...

A célebre frase atribuída ao Rei Luis XIV também conhecido como Rei Sol, que governou de forma absolutista a França do século XVII, parece servir de inspiração para nosso chefe do Executivo municipal. Dizem que dias desses ele chorou ao microfone pois a Câmara Municipal não agiu conforme a vontade do "reizinho chorão". 
Ontem foi apontado que os funcionários municipais ficarão sem abono salarial, pois o dinheiro foi utilizado para construir o nosso magnífico projeto de Macro-drenagem O mais interessante é que parte da obra desfez-se nas chuvas desta semana, e é claro que o "grande" setor de "engenharia" da Prefeitura não previu que haveria um grande volume de chuva, afinal estamos em Dezembro um mês frio e seco (na imaginação dos mais incompetentes é claro). Com isso o dinheiro que o "reizinho chorão" de maneira absolutista utilizou para melhorar a drenagem, foi literalmente  por água abaixo, vítima da incompetência dos nossos gestores.
Bem para resumir o final desta tragicomédia , ficaremos sem o bônus dos funcionários e sem parte das obras de drenagem.

P.S.  Ficaremos de olho para ver o projeto de drenagem, inclusive estaremos indo até às obras para acompanhar o material utilizado e o dimensionamento.

Estamos de olho!!!

Sessão da Câmara de Tupã dia 13/12/2010 - Última de 2010


Leitores,

Pode parecer que não levo política a sério, mas o que achei mais interessante na noite de ontem, última sessão ordinária (literalmente ordinária, como dizia Beto Jamaica do Grupo É o Tchan) de 2010, foi a utilização do novo software/sistema de presença/votos da Câmara Municipal.

Ás vezes, imagino que alguns de nossos vereadores e vereadoras são mudos... não abrem a boca pra nada... até pra dar "boa noite", eles preferem "erguer a mão".

Tem vereador achando que a votação do deputado federal eleito Vaccarezza teve em Tupã foi expressiva... 1553 votos, para quem tinha a cada esquina um cabo eleitoral, expressivo? Não sei não... Veremos se Maccarenna, desculpem, Vaccarezza acha o mesmo, pois alguns vereadores irão até Brasília solicitar emendas para obras. O montante chega a quase R$ 8 milhões de reais.

Disseram que o prefeito, na abertura do Natal de Luz na Praça deste ano em Tupã, ao discursar até chorou... Chorando devem estar os funcionários municipais que verão seus abonos de final de ano ir para o buraco. BURACO literalmente, pois a justificativa do prefeito, apresentada pelo vereadores ontem, foi que o dinheiro disponível está sendo aplicado nas obras do projeto de macrodrenagem.

Para terminar, os vereadores disseram que foi devolvido aos cofres públicos algo em torno de R$ 700 mil reais. Não poderia ser pago o abono para os funcionários municipais com esse dinheiro? Onde será empregado tal quantia? Será jogada no BURACO?

Estamos de olho!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Eleições para Presidência da Câmara Municipal.

Está prevista para quinta-feira (16/12), a eleição para a presidência da Câmara Municipal. Será que o Coronel vai vai passar por cima de tudo? Dizem que ele está correndo dos vereadores que estão de pavio curto com o dito cujo...

Estamos de olho!!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

As contas do município no ano Fiscal de 2009

Segue abaixo, os resultados das contas públicas (Prefeitura) referentes ao ano de 2.009, disponibilizadas pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo - clique AQUI para conferir a fonte:

TCESP - DADOS DO MUNICÍPIO C/ BASE EM 31.12.2009

RECEITA PREVISTA

R$ 74.479.500,00

RECEITA ARRECADADA

R$ 70.966.060,46

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA

R$ 68.701.766,16

DESPESA FIXADA FINAL

R$ 85.457.329,90

DESPESA REALIZADA

R$ 71.818.328,52

RESULTADO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

-R$ 852.268,06

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À RECEITA ARRECADADA

-1,2

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À R.C.L.

-1,24

RESULTADO FINANCEIRO

R$ 2.642.066,05

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À R.C.L.

3,85

MONTANTE DA DÍVIDA FLUTUANTE

R$ 6.046.935,73

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À R.C.L.

8,8

MONTANTE DA DÍVIDA FUNDADA

R$ 0,00

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À R.C.L.

0

RESTOS A PAGAR EM 31/12

R$ 7.915.778,41

SALDO DE CAIXA E BANCOS

R$ 0,00

TOTAL DA DÍVIDA ATIVA

R$ 15.636.621,14

VR. DA DÍVIDA ATIVA RECEBIDA NO EXERCÍCIO

R$ 2.123.489,64

VR. DA DÍVIDA ATIVA INSCRITA NO EXERCÍCIO

R$ 0,00

SLD. DEVEDOR DE OPER. ORÇAM. CRÉDITO

R$ 0,00

SLD. DEVEDOR DE ARO’s

R$ 0,00

QUANTIDADE DE SERVIDORES EFETIVOS

1304

QUANTIDADE DE SERVIDORES EM COMISSÃO

156

VR. DESPESA DE PESSOAL EM 31/12

R$ 29.255.148,29

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À R.C.L.

42,58

VR. DÍVIDA REF. A PRECATÓRIOS JUDICIAIS

R$ 0,00

RECEITA PROVENIENTE DE IMPOSTOS

R$ 52.925.065,38

MDE - APLIC. RECURSOS NA EDUC. INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

R$ 6.883.393,60

- PERCENTUAL EM REL. À REC. PROV. IMPOSTOS

13,01

MDE - APLIC. RECURSOS NO ENS. FUNDAMENTAL

R$ 4.274.953,39

- PERCENTUAL REL. À REC. PROV. IMPOSTOS

8,08

REMUNERAÇÃO DOS PROFIS. DO MAGISTÉRIO FUND.

R$ 0,00

- PERCENTUAL EM REL. AO FUNDEB

0

CONTA VINCULADA AO FUNDEB - SALDO DISPONÍVEL FINAL APURADO EM 31/12

R$ 2.099.367,17

SALDO BANCÁRIO CONCILIADO DA CONTA VINCULADA AO FUNDEB EM 31/12

R$ 0,00

VR. DA (IN)SUFICIÊNCIA FINANCEIRA DE RESTOS A PAGAR NO ENSINO

R$ 0,00

APLIC. RECURSOS EM AÇÕES E SERVIÇOS SAÚDE

R$ 11.145.970,07

- PERCENTUAL EM RELAÇÃO À RECEITA DE IMPOSTOS

21,06




TCESP - LRF - VARIAÇÕES 2008/2009

1 - RECEITA ARRECADADA

-4,52

2 - RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - RCL (%)

4,42

3 - DESPESA REALIZADA

-0,18

4 - RESULTADO DA EXEC. ORÇAMENTÁRIA 2008 (%)

3,2

5 - RESULTADO DA EXEC. ORÇAMENTÁRIA 2009 (%)

-1,2

6 - DÍVIDA FLUTUANTE

11,18

7 - DÍVIDA FUNDADA

-100

7.1 - % EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LÍQUIDA 2008

3,42

7.2 - % EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LIQUIDA 2009

0

8 - DÍVIDA ATIVA

-26,34

8.1 - DÍVIDA ATIVA RECEBIDA NO EXERCÍCIO (%)

9,25

8.2 - DÍVIDA ATIVA INSCRITA NO EXERCÍCIO (%)

-100

9 - DESPESA DE PESSOAL

12,75

9.1 - % EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LIQUIDA 2008

39,44

9.2 - % EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LIQUIDA 2009

42,58

10 - RECEITA PROVENIENTE DE IMPOSTOS (%)

4,84

11 - APLICAÇÃO DE RECURSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

-47,45

11.1 - % EM RELAÇÃO À RECEITA PROV. DE IMPOSTOS 2008

25,95

11.2 - % EM RELAÇÃO À RECEITA PROV. DE IMPOSTOS 2009

13,01

12 - APLICAÇÃO DE RECURSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

-25,9

12.1 - % EM RELAÇÃO À RECEITA PROV. DE IMPOSTOS 2008

11,42

12.2 - % EM RELAÇÃO À RECEITA PROV. DE IMPOSTOS 2009

8,08

13 - APLICAÇÃO DE RECURSOS EM AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE

26,5

13.1 - % EM RELAÇÃO À RECEITA DE IMPOSTOS 2008

17,45

13.2 - % EM RELAÇÃO À RECEITA DE IMPOSTOS 2009

21,06


Nota-se (destacadas em amarelo na tabela) que as despesas foram superiores às receitas, ou seja, gastou-se (R$ 71.818.328,52) mais que o disponível (R$ 70.966.060,46), gerando uma déficit (dívida) de R$ 852.268,06 (ou para comparar 8,5 shows do Xitãzinho e Xororó de graça na Exapit).

Comparando o que foi aplicado em 2008 e 2009 (em azul na tabela), verifica-se um aumento com gasto de pessoal (novas contratações de funcionários públicos e reajuste de salário dos funcionários) e diminuição dos recursos na educação infantil e ensino fundamental.

Uma questão: o que dá mais voto?

Contratar um monte de funcionários, tanto comissionados, quanto através de concursos públicos obscuros, o que fornece uma massa de manobra política, ou oferecer salário dignos para professores e melhores condições para a educação de nossas crianças.

Reflita...